30 de maio de 2018

A casa precisa nos servir e não o contrário!

Categoria: #organize

Tenho visto muitas pessoas escravizadas com uma rotina incessante dentro das suas casas, e por este motivo resolvi vir aqui tentar suavizar a sua vida e falar para você que pare um pouco e se auto-analise. Será que tudo o que está fazendo realmente é importante?

Quantas (os) executivas (os) trabalham exaustivamente todos os dias e ao chegar em casa e descansar, sabem que ainda têm mais tarefas domésticas para serem cumpridas? Quantos de nós, não olhamos o relógio com frequência e afirmamos “Caramba, já? A hora voou!”. É o cronograma apertado, horas no trânsito, é o filho para a escola, ballet, judô… E quando paramos, já estamos tão cansados que o corpo pede pausa e só nos resta dormir. É ou não é? Será que é esse ciclo diário vicioso que queremos para o resto de nossas vidas? Os jovens pode até ser que consigam ter uma vida com tantos compromissos (leia-se: “uma certa loucura”), mas até quando?

O fato é que cada vez mais somos afundados em missões importantes que nós mesmos nos colocamos. Será que toda a escolha que fazemos são prioridades? São realmente importantes? Sejamos honestos, você prefere o cenário do parágrafo anterior ou viver uma vida mais tranquila, com mais flexibilidade de agenda, com uma viagem com seu amor no meio da semana? Que tal umas férias antecipadas ou uma aposentadoria do jeito que você sonhou? Inteligente que é, acredito que você prefira a segunda opção, certo?

E se eu te disser que tudo isso é possível através da organização? Sim! A organização não é um dom. A organização é rotina! Não amiga (o) eu não enlouqueci! A organização nada mais é que criar e estabelecer novos hábitos no seu cotidiano. E é essa constância de repetir esses novos hábitos que te farão a criar uma nova rotina organizada. E como transformar uma rotina caótica em algo mais funcional e prazeroso, essa é a missão do especialista – personal organizer, que aqui vos escreve.

A organização da casa te dá direcionamento e base para melhorar e aplicar alguns métodos em todos os âmbitos da sua vida. Quer ver como?

Sua cozinha está caótica, a tal ponto que você olha para ela e posterga o que realmente precisa fazer por não saber por onde começar. É então que você, pessoa inteligente, contrata um personal organizer para organizar a cozinha. Após o trabalho realizado, você consegue enxergar sua cozinha por completo. Sabe onde estão as panelas e cada coisa ali dentro. Entende a funcionalidade de cada coisa estar em seu devido lugar e assume o controle daquela cozinha. Tudo funciona com maior praticidade, porque você sabe o que tem e onde tudo está. Na despensa idem, você sabe todos os alimentos que tem, as validades e o que falta repor. Logo, quando for ao supermercado fazer suas compras semanais e/ou mensais você já sabe exatamente o que precisa comprar. Chegando no supermercado você vai direto nas gôndolas que precisa, não perde mais tempo passeando pelos corredores olhando o “acho que preciso disso”. Na hora do caixa, você não terá surpresas ao pagar a conta, porque você sabe que estará levando o necessário. Não é? E se você imaginou essa situação comigo, tenho certeza de que somente nesse exemplo conseguiu enxergar coisas essenciais de uma nova rotina:

  • Praticidade: à partir do momento que você passa a ver tudo o que tem e sabe onde tudo está, você tem controle do ambiente e as coisas vão funcionando de maneira bem mais prática e funcional que antes;
  • Tempo: sabendo onde tudo está e o que precisa ser feito, você controla e economiza tempo (no exemplo, você fará supermercado em menos tempo que antes, já que ao invés de olhar gôndola por gôndola você vai somente no corredor que precisa);
  • Dinheiro: tendo ciência de tudo o que precisa ser comprado, você evita excessos. Compra por necessidade e se exceder, a decisão é sua porque quis e sabia, e não por não ter controle do seu dinheiro!

Transporte nosso exemplo da cozinha para os outros ambientes da casa. Quantas roupas deixam de ser usadas por não lembrarmos e nem vermos elas? Quantas peças iguais são compradas por não sabermos que tínhamos? Quanto tempo perdemos procurando coisas? Quantas comidas são jogadas no lixo por estragarem? Quantos papéis juntamos ao longo de uma vida e não sabemos o que fazer com eles?

Nós não podemos transformar nossos lares em ambientes caóticos que nos controlem. Somos nós é que devemos ter o controle da nossa casa e da nossa vida!

Pare por uns minutos. Reflita se sua rotina representa quem é você nesse momento. Sua casa está refletindo a pessoa que você é? Organize sua casa, deixe ela o mais prática e funcional possível para que você tenha tempo para fazer o que gosta e o que quer, sozinha (o), com amigos ou com a família. E consequentemente, tenha dinheiro para curtir e usufruir de maneira responsável pelo que você quer e não pelo que ele te obrigue a pagar.

Por isso prezo tanto pelo lema que levamos na Oliva Organizer, “casa organizada, vida organizada”, sabemos o quanto organizar a casa transforma os hábitos da sua vida e com isso tantos outros quesitos vão se resolvendo por você ter dado o primeiro passo à mudança.

Deixe de ser escravo da sua rotina, organize sua casa e tome o controle sua vida!