22 de dezembro de 2017

Como iniciar 2018 de maneira organizada

Categoria: #organize

Um ambiente desorganizado rouba tempo e produtividade. Visando melhorar a qualidade de vida, saúde e bem-estar da família, trouxemos algumas dicas para iniciar o ano com mais praticidade e organização.

1) Descarte papéis – geralmente as pessoas costumam ter a mania de guardar todos os papéis achando que um dia irão precisar, como: cupom fiscal, canhotos de cheque, diversos cartões de visitas, documentos sem necessidade e por aí vai.

DICA: Jogue fora os cupons fiscais, hoje você consegue todo o extrato de contas pagas pela internet. Os canhotos, se todos os cheques foram compensados, eles não possuem mais utilidade, descarte-os. Os cartões de visita, mantenha os mais recentes, separe-os por categoria (limpeza, médicos, lojas…), se você não se lembra de quem é o cartão é um bom motivo para descartar, afinal você há tempos não precisou dele. Já com relação aos documentos, mantenha na casa documentos de até no máximo 05 anos, ou seja, os documentos de 2012 no ano que vem já não terão mais serventia. Não esqueça de solicitar sempre as empresas o TERMO DE QUITAÇÃO das contas pagas e substitua essa carta anual pelos extratos mensais de fatura.

2) Faça uso de agenda – anote compromissos urgentes, importantes e prazerosos. Coloque lembretes na hora que precisa sair entre um compromisso e outro para não chegar atrasada (o).

DICA: Reserva 01h/dia para você! Seja para academia, café com amigos… Não importa o compromisso! O importante é respeitar esse tempo para você! Isso manterá sua mente saudável dentre tantos outros afazeres no decorrer do dia.

3) Separe sua roupa na noite anterior – veja a previsão do tempo e revise seus compromissos do dia seguinte, com isso, separe a sua roupa antes de dormir.

DICA: Parece um dica boba, mas poucas pessoas possuem esse hábito. E colocar isso na sua rotina diária fará você ganhar tempo todas as manhãs!

4) Utilize produtos organizadores para ganhar espaço e tempo – alguns produtos organizadores ajudam a gente a otimizar espaços nos armários e manter as coisas no seu devido lugar. Quanto menor for espaço, mais otimização precisará ser feito para utilizar cada cantinho disponível na sua casa.

DICA: Algumas caixas, cestos e colméias são uma ótima ajuda para isso. Você pode usar cestos com alça que te auxiliam desde o café da manhã – levando à mesa tudo o que for usado no café dentro da cesta, e que ajuda também a categorizar alimentos na geladeira e até na lavanderia. Facilitando o vai-e-vem na busca de produtos na limpeza, fazendo que você já leve o cesto consigo com todos os produtos que irá utilizar e depois, é só devolver ele na lavanderia quando a faxina terminar! Há também as caixas com tampo que evitam o pó e ajudam para armários que tem poucas gavetas, substituindo-as. As colméias são ótimas amigas para gavetas de roupas intimas e academia, evitando que elas desfaçam na gaveta.

5) Não Procrastine! – é importante tirar 15 minutos do seu dia para colocar tudo em ordem.

DICA: Use um cesto alto ou caixa para te auxiliar nessa jornada. Tudo o que você for pegar na correria e não devolver para o lugar, coloque nessa caixa/cesto. Porém, tenha o compromisso diário de tirar 15 minutos do dia para devolver ao lugar de origem cada coisa que estiver nesse cesto. Desde roupas a objetos. Isso evitará que a bagunça se acumule e chegue a uma situação irreversível na sua casa. Por isso é tão importante ter esses minutinhos sagrados!

 

Leia e releia as dicas quantas vezes forem necessária, mas o mais importante é aplicá-la no seu dia-a-dia. Tenho certeza de que ganhará mais qualidade de vida com praticidade.
Desejamos que você tenha um excelente natal com muita luz e um 2018 de muito sucesso e saúde! Por aqui continuaremos seguindo construindo nosso lema de ter uma casa organizada e conseqüentemente uma vida organizada.

Até o ano que vem! 😉