30 de outubro de 2017

Como organizar a geladeira

Categoria: #organize

Como você já sabe, a organização vai muito além de organizar guarda-roupa. E para provar que organização vai além do que muitos acreditam, hoje vou ensinar você a organizar a sua geladeira.
A primeira coisa, e que eu acredito ser a mais importante, é guardar os produtos na geladeira sempre limpos e próprios para o consumo. Ou seja, todos os alimentos já higienizados, assim como todas as garrafas e latinhas também limpas. Isso porque a sujeira da rua que entra na geladeira pode proliferar bactérias e estragar alimentos que estavam devidamente conservados lá dentro.

Antes de organizarmos os itens dentro da geladeira, recomendo também que ela esteja limpa. Para limpar, tire-a da tomada e passe um pano umedecido em vinagre branco com álcool ou bicarbonato de sódio. Isso fará com que a sua geladeira fique livre das bactérias. Feito isso, podemos organizá-la!

Considere sempre que a parte mais fria da sua geladeira é a que está mais próxima ao freezer. Digo isso porque algumas geladeiras modernas possuem o freezer como gaveta, portanto sempre leve isso em consideração na minha explicação de organização. Vamos a ela:

1. A primeira prateleira é a mais fria da geladeira por estar mais próxima ao freezer, e por isso nela devem ficar todos os alimentos em descongelamento e lacticínios como: manteiga, queijos, iogurtes…;

2. Os ovos geralmente causam polêmicas, uma vez que no supermercado ele não é vendido em geladeira. O que de fato não está errado, já que o correto é você manter a temperatura dele.
Por isso, se você os guarda em local com temperatura ambiente, mantenha-o assim. Já se guarda na geladeira, mantenha-o assim. O grande problema que faz com que os ovos estraguem é justamente a mudança brusca de temperatura, por isso o local ideal de guarda-los na geladeira é na primeira fileira e nunca na porta. O abre e fecha de porta propicia a mudança de temperatura fazendo com que eles sofram com a variação podendo levar eles ao apodrecimento, ou até mesmo na contaminação de salmonela;

3.e 4. Na segunda prateleira onde a temperatura é amena, ficam todas as sobras de alimentos, mas não se esqueça da categorização – separe doces dos salgados;

5. Na terceira prateleira que ainda é fresquinha, ficam as frutas. Lembre-se de guarda-las fora dos saquinhos plásticos da feira para que respirem, e sempre lavadas. Se tiver dúvida do que guarda ou não na geladeira, leia nosso artigo sobre os produtos in natura aqui;

6. Já na gaveta que é a parte que menos recebe o ar frio, é ideal para armazenar as verduras e legumes. Deixe-os separados e sem os saquinhos para que possam respirar, receber o ar frio na temperatura adequada para que não queimem. Vale eu ser repetitiva em guardá-los somente higienizados;

7. Na porta ficam todos os produtos industrializados e água, que dificilmente sofrerão alteração com a variação da temperatura;

8. No freezer todos os itens que irão ser congelados, recomendo que escreva nos potes com uma fita crepe, o nome do produto e a data que está congelando, assim você saberá o tempo de conservação de cada item quando for usar.

Outra dica que posso te dar, é o uso de uma xícara de café com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e umas três gotinhas de essência de baunilha ou alguma outra essência preferida na porta da geladeira. Isso evitará o cheiro desagradável do abre e fecha de porta deixando o ambiente cheiroso.

Você também pode fazer o uso de alguns cestos de plástico ou acrílico para separar os alimentos. Atualmente no mercado existem algumas opções, inclusive cestos com alças próprias para geladeira (que não racham com o frio), assim você pode separar, por exemplo, frutas de legumes, deixar as coisas do café da manhã ou de uso diário em uma única cesta e retirá-la com tudo que usa. Isso até economiza dinheiro, evitando o desperdício de energia com o abre/fecha porta de geladeira toda hora.

Espero que goste das dicas e que tenha uma geladeira linda, cheirosa e totalmente funcional daqui para a frente. Sei que você vai ter preguiça em lavar e higienizar todos os itens antes de guardar na geladeira, mas reflita comigo, quantas vezes você abre a geladeira e ao pegar alguma coisa você perde tempo tendo de lavar? Ou quantas vezes não desistiu de comer alguma fresca e natural só para não ter de lavar? Não seria mais fácil ter esse trabalho uma única vez e ganhar tempo depois usufruindo dos produtos sem ter de toda hora limpar? Pode ter certeza de que ganhará mais tempo e qualidade de vida. Inclusive há uma pesquisa realizada na Califórnia que diz que uma geladeira bagunçada faz com que as pessoas engordem, uma vez que procuramos comer produtos embalados – os industrializados, para evitar a preguiça de limpar os frescos e saudáveis.

Portanto, ganhe qualidade de vida seguindo minhas dicas. Assim você terá uma casa organizada e consequentemente uma vida organizada. Até mês que vem!