27 de agosto de 2017
Compartilhar:

Conferência Personal Organizer Brasil 2017

Categoria: #organize

Na semana passada tivemos o maior evento de organização do Brasil, a Conferência Personal Organizer. O evento acontece anualmente em São Paulo, e a cada ano vem repleta de novidades em produtos que facilitam a organização, novidades em temas para workshops e palestras e claro, de ingressantes na profissão.
Nos bastidores deste ano, ouvi que o público da feira era de 80% de principiantes na profissão de Personal Organizer e 20% de colegas que atuam há mais tempo.
Será que isso significa um crescimento de mercado? Sem dúvidas! Mas também significa um aumento de entusiastas na profissão sem muito conhecimento do trabalho. Recebo constantemente nas nossas redes sociais perguntas sobre como funciona o trabalho, o preço, dicas de cursos profissionalizantes e cheio de interessados em “adoro organizar, estou desempregada e vi nisso uma oportunidade”, como “tenho filho pequeno e essa profissão me dá flexibilidade de horário”… Se boa parte delas tem boas intenções não tenho dúvidas, mas se realmente serão atuantes da profissão com tamanha discrição e esforço, pois não é um mercado fácil, não sei, mas meu desejo é que tenhamos sempre profissionais de qualidade, com ótimo atendimento e trabalho, priorizando e ajudando cada vez mais familias que dependem do nosso serviço!

Mas, vamos falar da Conferência! Infelizmente ou felizmente não pude participar dos dois dias, por conta da agenda cheia da Oliva, mas assisti duas palestras interessantes, a primeira do Cristian Barbosa, o maior especialista em produtividade do nosso país, falando sobre “Como organizar seu tempo para fazer mais dinheiro”. Convenhamos, tempo é a maior riqueza da atualidade, ter tempo para si, para fazer o que gosta com quem gosta já é bom demais, imagina então ter tempo para ter mais dinheiro? Pois é, o Cristian falou sobre como fazer seu dinheiro render mais e trabalhar para você e para que isso aconteça, TEMPO. Claro! Quanto mais tempo o dinheiro estiver investido/aplicado em algum fundo mais ele renderá juros compostos que trabalhará para você. Mais além disso, ele deu alguns insights sobre algumas opções de investimento e o quanto devemos trabalhar para que o dinheiro será gerado enquanto você estiver dormindo. Não vou me prolongar muito porque a intenção não é transcrever nenhuma das palestras, afinal seria injusto com aqueles que pagaram para assisti-la, mas sim, mostrar para vocês os diversos assuntos reunidos nessa conferência que não necessariamente fala apenas de organização, mas de tudo um pouco que nos ajuda na organização 🙂

A última palestra e bem interessante, foi com a Micaela Góes – apresentadora do programa Santa Ajuda do GNT e do Peter Walsh – australiano, personal organizer e que atua em Los Angeles. Os dois falaram sobre um artigo escrito por Peter sobre classificar nossos clientes pelo tipo de bagunça e como isso é universal. Sim! Há bagunceiros no mundo inteiro e independente do país, há alguns tipos encontrados em qualquer lugar e foi sobre eles que a palestra foi feita. Peter e Micaela classificaram os bagunceiros em 05 tipos, e vou dizer, você assim como eu se descobrirá em pelo menos um deles. Vamos aos 05 tipos de bagunceiros:

Tipo 1: Bagunceiros de Oferta

São aquelas pessoas enlouquecidas por uma promoção. Não conseguem sair do shopping sem comprar uma pecinha que estava na liquidação. E o pior, compram sem necessidade alguma, só por conta do preço que estava uma pechincha.

Tipo 2: Desorganizados Emocionais

São aqueles controladores, perfeccionista, exigentes, exagerados… Aquelas pessoas que querem ter o controle de tudo, lutam para que tudo fique e esteja perfeito e nunca conseguem organizar tudo devido a tamanha busca da perfeição.

Tipo 3: Desorganizado Tecnológico e Digital

São aqueles que os arquivos no computador tem todos os mesmo nome, nada separado por ano, datas, eventos… E quando precisa encontrar um arquivo ou uma foto, nunca encontra. Também cabe aqui aqueles desorganizados com os aplicativos dos celulares, sai baixando tudo sem entender a funcionalidade deles, não encontra os aplicativos no celular…

Tipo 4: Desorganizado Sentimental

Sabe aquele desenho lindo que seu filho fez na primeira série? E todas aquelas artes que ele fez por todos os anos na escola? Hoje ele já é um homem casado, com filhos mas você ainda guarda todas as artes feitas da escola e não consegue desapegar? Tudo é muito fofo, muito lindo, traz sempre ótimas lembranças e por tudo isso, você acumula o passado na sua casa.

Tipo 5: Desorganizado de Tempo

Sabe quando te perguntam “E ai, como está a vida?” e a resposta é “correndo”?! É isso! Falta de tempo para tudo. São muitos compromissos, muitos “sims” ditos e sem tempo para o que realmente se quer fazer, mesmo que não seja nada.

Não quero me estender em como organizar esses tipos de bagunceiros, mas quero aqui te deixar uma reflexão para que você descubra onde você se encaixa. Todo mundo tem uma baguncinha, inclusive personal organizer, mas basta que consigamos controlá-las para que essa bagunça não nos controle e essa é a chave para ter uma casa organizada e uma vida organizada, e porque não completar com uma vida também mais feliz?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019