28 de junho de 2018

Por quê é tão difícil se manter organizado?

Categoria: #organize

Já parou para se perguntar porquê muitas vezes não conseguimos deixar as nossas coisas pessoais e até a nossa casa em ordem? Será isso um enorme problema ou será que existe uma solução?

Na maioria dos casos, andamos irritados, estressados, não conseguimos controlar o tempo e quando paramos, não fizemos nada e não entendemos porque as coisas tem sido assim, não é mesmo?

O fato é que organização vai além de uma casa esteticamente bonita e apresentável. Sim! Há várias vertentes no mundo da organização e algumas delas se trata da organização pessoal, organização residencial e organização empresarial.

Se você não consegue controlar sua própria agenda, as escolhas que você faz para viver o seu dia-a-dia, chega frequentemente atrasado nos compromissos, perde muito tempo em trânsito… Você precisa parar e organizar sua agenda. Definir o que realmente é prioridade, secundário, urgente… E claro, também ter um tempo para você. Se vivermos bitolados somente realizando coisas “urgentes” que vão aparecendo, acabamos nos perdendo nessa imensidão sem conseguir priorizar o que nós realmente necessitamos fazer, ou melhor, no que queremos fazer que nos deixa satisfeitos com os resultados, e felizes. Isso tudo se trata de organização pessoal.

Com relação a organização da casa, é a mesma coisa. Precisamos deixar nossa casa cada vez mais prática e funcional, para que ela atenda a demanda da nossa vida, nosso dia-a-dia e funcione para todos os moradores. Se você perde muito tempo procurando uma roupa para se vestir todas as manhãs, paga contas atrasadas com frequência, encontra muitos alimentos vencidos no armário… Realmente sua casa precisa de organização para que possa te atender.

Já no escritório, você precisa organizar seu ambiente de trabalho, sua agenda de compromissos, o tempo de execução das tarefas, reuniões… Até para que quando chegar ao final do expediente, você tenha concluído todas as atividades daquele dia para que não leve trabalho para casa.

Quis mostrar para você com exemplos básicos o quanto a organização rege nossa vida em vários âmbitos dela, e o quanto é fundamental ter tudo alinhado para que você fique satisfeito com a vida que escolheu levar. Se algum dos pontos não anda bem, ele refletirá em outras questões. Você mesmo já deve ter notado que quando as coisas não estão legais no seu trabalho, a sua casa também passa e não funcionar como gostaria e isso vai crescendo exponencialmente.

E como colocar ordem em tudo isso? Por quê não conseguimos fazer? O fato é que ninguém precisa nascer organizado para ter tudo fluindo com organização. A organização nada mais é que uma repetição de hábitos que cria uma rotina. Essa rotina, uma vez estabelecida, faz com que façamos determinadas coisas de maneiras repetidas e essa repetição com o passar do tempo (há uma pesquisa da Califórnia que diz que precisamos de 21 dias para nos adaptar), irá se transformar em hábito. Ficou confuso? Vou tentar simplificar. Crie uma rotina ideal para você, na sua casa, nos seus negócios, na sua organização pessoal. Seja suficiente disciplinado de cumprir com essa rotina que você mesmo desenhou. Não fure, não quebre, não se burle! Comece aos poucos, não seja radical de querer mudar tudo ao mesmo tempo senão você não irá se adaptar. Vá devagar, vai incluindo uma ou outra coisa aos poucos e seja fiel a ela. Você vai ver, que passado os 21 dias, tudo se tornará mais fácil para você seguir e é aí que você vai implementar mais uma atividade daquela “rotina ideal” e então, tudo passará a melhorar na sua vida. Experimente!

Na nossa empresa não é diferente! Quando vamos organizar a casa de um cliente, fazemos uma visita técnica para conhecer o cliente, entender a rotina da casa, as atividades de cada pessoa e então diagnosticar o que precisa ser feito na casa para atender essa família, de modo que tudo irá fluir para cada pessoa que mora nela. Após a visita, começamos a organização, a modo de deixar tudo sistematizado para ficar fácil de identificar os motivos de cada coisa ser guardada em tal lugar. Quando você passa a entender a funcionalidade de cada coisa em seu lugar, você percebe que tudo faz sentido. E fazendo sentido, fica mais fácil ainda criar o hábito e estabelecer na rotina. Agora, como manter a ordem? Cada cliente fica incumbido de devolver tudo o que retirar dos armários ao lugar de origem das coisas. É assim, que mantendo essa disciplina ele não fará bagunça pela casa e manterá a ordem. Costumo dizer que o primeiro passo, estabelecer todo esse “sistema” é muito difícil para quem não tem conhecimento técnico, mas uma vez estabelecido, tudo é bem mais simples de manter.

Se você tem essa dificuldade, com a sua agenda pessoal, com seus filhos, seu trabalho e/ou sua casa. Entre em contato com a gente, queremos que você tenha sucesso em todos os âmbitos da sua vida e podemos te ajudar com isso através da organização. Temos pacotes presenciais e consultoria online, para você se organizar não importa onde!